Sistema construtivo 

 

Parede dupla e parede única: A diferença básica entre os dois tipos de construção está na metodologia construtiva.

      

Parede dupla - é feito uma estrutura embutida no interior das paredes, revestidas com madeira tipo escama na parte externa, e tipo lambri (forro) na parte interna. Tanto um sistema quanto o outro tem suas vantagens, e cada pessoa deverá analisar e escolher a que considera mais importante para sua necessidade. Sua elétrica é totalmente embutida nas paredes através de conduites, e as esquadrias ficam alinhadas com as paredes por terem o mesmo tamanho, e na parte interna das paredes entre os barrotes, tem-se a opção de colocar isopor, para aumentar o isolamento termo acústico. 

 

Paredes unica -  No sistema de paredes unica , há montantes maciços com cinta de travamento que é a estrutura da casa, e pranchas maciças de 4.5 mm que servem para o fechamento das paredes. Por ser uma construção de pranchas maciças, a casa não apresenta emendas, tem poucos pregos, e sua elétrica é feita por canaletas.  

 

Nos dois sistemas a área de cozinha, banheiro e serviços são, na maioria das vezes, em alvenaria tendo a parte hidráulica toda embutida nas paredes. Uma construção de madeira é tão durável quanto uma de alvenaria, desde que utilize-se um tipo de madeira adequado. Nas construções de parede dupla ou única pode-se usar madeiras tais como: Angelim , Cedro ou Pinus auto clavado.